Omar Aziz anuncia inicio das obras |
O
governador do Amazonas, Omar Aziz, assinou na tarde desta quarta-feira, 27 de
março, a ordem de serviço das obras de duplicação da rodovia Manoel Urbano
(AM-070). Com investimentos de R$ 224 milhões financiados pelo Banco Nacional
de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com contrapartida do Governo do
Estado, a duplicação da rodovia, que liga Manaus aos municípios de Iranduba,
Manacapuru e Novo Airão, também terá impacto, segundo o governador, na economia
de vários municípios das regiões do Médio Solimões, Purus e Juruá.
A ordem de
serviço foi assinada num trecho da rodovia, no quilômetro 05, onde as máquinas
já iniciaram os trabalhos de limpeza da área. Além do governador, estavam
presentes a primeira-dama Nejmi Aziz, o vice-governador José Melo e vários
prefeitos. “É uma obra importante para o desenvolvimento do interior,
principalmente para os municípios da calha do Purus e Médio Solimões, pois vai
ajudar no escoamento da produção a partir do Porto de Manacapuru para Manaus”,
disse o governador, ao ressaltar que a obra complementa o projeto de
desenvolvimento econômico planejado para a região a partir da construção da
Ponte Rio Negro.
“A ponte é
importante, mas também é preciso criar condições para esses municípios se
desenvolverem e a duplicação da rodovia é uma delas”, afirmou, citando outras
obras como a que vai transformar a orla de Novo Airão e impactar no turismo,
além da construção de uma estrada que liga Caapiranga àquele município. “Temos
ainda o projeto da Cidade Universitária e de uma Central de Abastecimento em
Iranduba e, futuramente, teremos que planejar um grande porto em Manacapuru
para escoamento de toda a produção do Médio Solimões e também do rio Purus”.
O
governador disse esperar entrar no verão com as obras de duplicação a pleno
vapor. Serão montadas cinco frentes de obras que vão se estender nos 78
quilômetros da rodovia, desde o marco zero, após a estrada de acesso à ponte
Rio Negro, até o km 80 da própria AM-070, no entroncamento com a Estrada de
Novo Airão, a AM-352. A partir desse ponto a estrada já está duplicada. “Vamos
fazer cinco frentes de obras e entrar no verão com os trabalhos a todo vapor
para que consigamos avançar ao máximo”.
O primeiro
estágio da obra consiste na mudança na linha de baixa tensão a partir da
remoção de 35 quilômetros de postes de iluminação, limpeza das faixas de
domínio e dos bueiros, além de obras de infraestrutura, como o estaqueamento de
pontes. A primeira das cinco frentes vai do marco zero ao trevo de Iranduba.
Uma segunda, parte da entrada de Iranduba em direção ao rio Ariáu indo ao
encontro de uma terceira frente que parte da ponte do rio Ariaú, no sentido
contrário. Uma quarta frente sai do rio Miriti até a ponte do rio Ariaú e a
quinta vai do rio Miriti ao trevo de Novo Airão.
De acordo
com o projeto, a rodovia terá duas pistas com 7,10 m de largura, duas faixas em
cada pista, além de canteiro central, acostamento e drenagem de 2,30 m para
cada lado, em uma largura total de 18,80 m. Será feita toda a troca de bueiros
com serviços de macro e microdrenagem, além da duplicação das duas pontes sobre
os rios Ariaú e Miriti.
“Nós temos uma equipe criada especificamente
para acompanhar o andamento desta obra”, assegurou a secretária de Estado de
Infraestrutura, Waldívia Alencar. Segundo ela, essa equipe vai atuar de forma
proativa não apenas acompanhando o desenrolar dos trabalhos como também se
antecipando a possíveis gargalos.
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