Conheça IRANDUBA

sábado, 30 de março de 2013

Quiabo: aprenda cultivar e eliminar a baba

Quiabo sem a baba

por João Mathias | Consultora Débora de Faria Albernaz Vieira
Embora não seja das hortaliças mais preferidas pela população, os brasileiros sabem da importância nutricional do quiabo (Abelmoschus esculentus) entre os alimentos. Fonte de vitaminas, sobretudo de A, C e B1 – além de cálcio, mineral essencial para o fortalecimento dos ossos –, o fruto do quiabeiro é usado em pratos tradicionais de boa parte do país, como frango, carne, caruru, costelinha de porco, refogados e saladas.

MÃOS À OBRA

INÍCIO A propagação do quiabeiro é realizada por meio do plantio de sementes. Elas podem ser compradas em envelopes em supermercados, lojas de produtos agropecuários ou por meio de sites de empresas produtoras. Alguns viveiristas comercializam as mudas prontas para o transplante para o local definitivo. A variedade mais plantada é a santa cruz 47, seguida das cultivares amarelinho, brasileirinho, valença e mauá.

AMBIENTE As regiões de clima quente a ameno são as mais adequadas para o cultivo do quiabeiro. A planta não tem bom desenvolvimento em locais de baixa temperatura e sujeitos a geadas. Em regiões quentes e com inverno ameno, é possível plantar o ano todo. Nos Estados do sul do Brasil, o plantio vai bem nos meses de primavera e verão.
Plantio do quiabo

PLANTIO Deve ser em local onde o solo é profundo, permeável, rico em matéria orgânica ou com boa fertilidade. Prepare a área de plantio arando o solo de 20 a 25 centímetros e, em seguida, realize a gradagem, para eliminar torrões e obter terreno uniforme. A propagação pode ser por semeadura direta ou por mudas. No caso de sementes, recomenda-se o plantio com profundidade de 8 a 10 centímetros. Para uma germinação mais uniforme, o ideal é quebrar a dormência das sementes imergindo-as em água por 24 horas antes do plantio.

ESPAÇAMENTO Semeiam-se três sementes por cova espaçada de 30 a 40 centímetros. Entre as fileiras, o espaçamento ideal é de 100 a 120 centímetros. Quando as plantas atingirem de 15 a 20 centímetros, deve-se fazer o desbaste, a fim de deixá-las mais vigorosas.

CUIDADOS Em caso de solo com pH abaixo de 5,5, faça a correção da acidez com a incorporação de calcário dolomítico. A adubação também é necessária para evitar alguma interferência na produtividade do quiabeiro. Apesar de não ser preciso irrigar sempre o cultivo, pois a planta é tolerante à falta de água, a oferta do líquido deve ocorrer durante todo o ciclo da cultura.

PRODUÇÃO Colha os frutos do quiabeiro quando atingirem de 10 a 14 centímetros de comprimento. Em geral, ocorre no período de 60 a 75 dias após a semeadura, em períodos quentes, ou de 85 a 100 dias, em épocas mais frias. Os quiabos devem estar tenros e não fibrosos, com a ponta fácil para ser quebrada com os dedos. Se estiverem bem maduras, passadas do ponto de colheita, as hortaliças tornam-se fibrosas, duras e com cor amarelada. A colheita pode se estender de três a oito meses.

Coreia pode eclodir guerra a qualquer momento


Coreia do Norte ameaça fechar complexo industrial binacional com o Sul

Como se produz adubo orgânico e qual a maneira mais fácil de vendê-lo no mercado


Maria Aparecida Fiori
Campo Limpo Paulista, SP
Saiba como produzir e como comercializar o produto
por João Mathias
 
Aprenda a fazer adubo e aumente sua renda
São diversos os adubos orgânicos que podem ser produzidos na propriedade como, por exemplo, o composto orgânico, composto de farelos (bokashi) e vermicomposto (húmus de minhoca). O mercado mais rentável e mais fácil em termos de comercialização é o de flores e paisagismo das áreas urbanas e arredores, que tem o húmus de minhoca como o adubo orgânico mais adequado e de maior valor econômico. Para a produção do vermicomposto são necessários canteiros, que podem ser construídos de materiais simples e baratos, como bambus, ou mais sofisticados e de maior custo, como os de alvenaria; resíduos vegetais, incluindo restos de comida, cascas de frutas e hortaliças e de jardinagem, como aparas de gramas, e/ou estercos semi-curtido de bovinos, preferencialmente; e minhocas – a espécie mais utilizada é a vermelha da califórnia. Os resíduos vegetais frescos devem passar por uma pré-compostagem de, pelo menos, 30 dias. A faixa ótima de temperatura e umidade para plena atividade das minhocas é de 15 a 27oC e 80 a 85%. Mais informações podem ser obtidas nas Circulares Técnicas 57 e 29 da Embrapa, disponíveis gratuitamente nos endereços http://www.cpact.embrapa.br/publicacoes/download/circulares/Circular_57.pdf e http://www.cnpab.embrapa.br/publicacoes/download/cit029.pdf

gência do Banco do Brasil sofreu tentativa de roubo hoje de madrugada


Por Portal do Zacarias
Policia ainda procura o resto do bando

Duas pessoas foram presas na madrugada desta sexta-feira (29), após tentativa de assalto à agência do Banco do Brasil no município de Iranduba, distante 27 quilômetros de Manaus. Mauro dos Santos Gomes, 40, e Edvaldo Rodrigues de Oliveira, 33, foram presos na barreira do Ariaú, quando tentavam fugir para Manacapuru, município localizado a 68 quilômetros da capital.

De acordo com a polícia, cinco pessoas invadiram a agência bancária durante a madrugada. Eles cortaram a central telefônica que dispara o alarme, mas não conseguiram desligar o alarme interno que disparou e impediu que eles concluíssem o assalto.

Os homens fugiram em três veículos: um carro modelo Gol, um micro-ônibus e um Golf. Mauro e Edvaldo no momento da prisão estavam no Golf. Eles foram levados para a Delegacia Interativa de Iranduba, onde foi feito o flagrante por tentativa de assalto.
Segundo informações da polícia, o material que seria utilizado no assalto estaria no micro-ônibus, que ainda não foi encontrado. A polícia está fiscalizando as saídas da cidade para localizar os outros suspeitos e os carros utilizados na ação.

Vereador Toinho parabeniza iniciativa do governador Omar em favor de Iranduba


Para o vereador Toinho os agricultores de Iranduba necessitam de técnicos agrícolas e recursos para melhorar produção e abastecer a capital.

Vereador Toinho parabeniza Omar

        O vereador Antonio José Viana, o Toinho (PP) parabenizou a iniciativa do governador Omar Aziz em dar oportunidade para os pequenos agricultores de Iranduba. Nessa primeira etapa foram beneficiados os moradores do Projeto de Assentamnto Nova Esperança e Associação Comunitária do Lago do Ariauzinho.
Secretaria de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares (Searp), também realizará oficinas junto às associações para capacitação voltada à melhor utilização dos bens adquiridos, visando potencializar a produção e a comercialização.

Beneficiados com os microtatores:
  
MUNICÍPIO
ENTIDADE
QUANTIDADE
01
AUTAZES
1. Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares “Vila real”.
Projeto de Assentamento Sampaio
01
02
CAREIRO DA VÁRZEA
1. Associação de Produtores Rurais da Costa da Terra Nova
2. Coopvarzea
02
03
IRANDUBA
1. Projeto de Assentamento Nova esperança
2. Associação Comunitária do Lago do Ariauzinho.
02
04
ITACOATIARA
1. Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Artesanais do Rio Arari.
2. Associação dos Produtores e Criadores da Serpa – Aprocria
02
05
ITAPIRANGA
1.Secretaria de Produção Rural
01
06
MANAUS
1. Associação Comunitária Rural Boa Vida.
2. Associação dos Moradores e Agricultores Rurais da Comunidade N. Sra. Perpétuo Socorro do Paraná da Eva/AM.
02
07
NOVA OLINDA NORTE
1. Associação de Produtores Rurais da Comunidade Monte Horebe.
01
08
PRESIDENTE FIGUEIREDO
1. Comunidade Cristo Rei. Associação Comunitária Boa Esperança.
2. Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo.
02
09
RIO PRETO DA EVA
1. Associação Comunitária Francisca Mendes.
2. Associação Comunitária Agrícola Fé em Deus.
02
10
SILVES
1. Comunidade N. Sra. Nazaré Igarapé Açú.
01
11
URUCURITUBA
1. Comunidade São José no Lago do Arroz
01

Os presidentes das entidades beneficiadas compareceram a solenidade

sexta-feira, 29 de março de 2013

Marco Feliciano, o homem que desafia o País


Apesar do clamor nacional pela renúncia do presidente da Comissão de Direitos Humanos, o pastor-deputado e seu partido, o PSC, ainda resistem, movidos pelo oportunismo político. Para desistir, agora eles querem cargos no governo.

Por Revista Isto é
Claudio Dantas Sequeira e Izabelle Torres

 
Pastor Marco Feliciano

Los Angeles (EUA), 1905. Em uma pequena igreja do subúrbio, o pastor evangélico William Seymor promove conversões em massa, iniciando o fenômeno que passaria a ser conhecido como avivamento. Belém do Pará, 1910. Desembarcam no País os pastores suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg com a missão de fundar a Assembleia de Deus, entidade que se tornaria a maior denominação evangélica do Brasil. Um século depois, em 2010, o engraxate Marco Feliciano aluga uma sala comercial e registra em cartório sua própria igreja: a “Assembleia de Deus – Catedral do Avivamento”. Desde então, por meio dela, além de explorar economicamente a fé alheia, professa o racismo, a homofobia e o machismo. Em suas pregações, sejam elas no púlpito, sejam no Parlamento ou nas redes sociais, Feliciano tenta impor o atraso a uma sociedade em inequívoca evolução, na qual as vozes da intolerância são sufocadas cada vez mais pelas dos defensores da igualdade entre os homens, independentemente de cor, raça, gênero, credo e opção sexual. Para piorar, o pastor-deputado, sem o menor constrangimento, em nome de ideias ultrapassadas com claro viés autoritário e de conotação desagregadora, profana a memória dos líderes religiosos que ele mesmo escolheu como patronos. Ao tachar um negro de pessoa “amaldiçoada por Noé”, Feliciano desrespeita a todos, incita o ódio e ainda omite de seus fiéis e eleitores que o pastor Seymor, prócer do avivamento, era afrodescendente e já naquela época defendia a liderança feminina nas igrejas. Ele também esconde debaixo do tapete do preconceito e da intolerância que a Suécia, de Vingren e Berg, mesmo sendo o berço do calvinismo protestante, não vacilou ao reconhecer no início do século XXI o casamento homossexual e a adoção por casais gays.

Vereador Toinho destaca programa Ronda no Rio para combater o tráfico de drogas

O vereador Toinho confia que após a implantação dos programas, incluindo inclusive a tríplice fronteira do Brasil o consumo de drogas vai diminuir na cidade.

As lanchas estão sendo construídas no Mato Grosso
O vereador Antonio José Viana, conhecido Toinho (PP) defendeu o investimento que o governador Omar Aziz (PSD) está fazendo na segurança Pública do Amazonas. O edil destacou que a partir do início do segundo semestre a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) vai poder contar com 12 lanchas de ataque rápido operando nas principais calhas de rios que dá acesso à cidade de Manaus.

As novas lanchas vão contar com dois motores de 175hp, capacidade para 8 (oito) passageiros, dois suporte, sendo um para receber um fuzil 762 na proa e na popa  uma metralhadora de 9mm. 

Toinho foi informado ainda que o Comando da Polícia Militar vai implantar bases fixas com visão privilegiada nas principais calhas de rios. Toda e qualquer embarcação suspeita que navegar, inclusive a noite serão abordadas.

Plínio Valério diz que Dilma 'enrola' o povo ao anunciar construção de seis mil creches


Por Blog Flagrante
Dep. Plinio Valério


O deputado federal Plínio Valério (PSDB) criticou duramente a presidente Dilma Rousseff na última quarta-feira na Câmara. Ao defender a Zona franca de Manaus, Plínio disse que Dilma está "enrolando" quando afirma que irá construir 6 mil creches até o final do seu mandato, em 2014. "Consegui ocupar a tribuna e fiz dois discursos, um falando outra vez da nossa Zona Franca e o outro mostrando que a Presidente Dilma está enrolando quando diz que vai construir seis mil creches até o final de seu mandato. Em dois anos o governo federal construiu apenas vinte creches, ou seja, pra cumprir a palavra,vão ter que construir 130 creches por dia.O que dizer de um governo que não cuida de suas crianças e que mente pensando que pode enganar a gente o tempo todo?", disparou o deputado que chegou hoje a Manaus, onde passará o ferido santo. Plínio também aproveitou para desejar uma feliz páscoa a todos.

Rabetas roubadas em plena luz do dia nas comunidades rurais de Iranduba



Vereador Ernandes Rocha
O vereador Ernandes Rocha (PSDB) confirmou para o dia 16 de abril na Câmara Municipal de Iranduba a realização de Audiência Pública para discutir com as autoridades constituídas a clima de insegurança que tomou conta da população, principalmente dos ribeirinhos.

Segundo o edil acabou o sossego da população da zona rural do município de Iranduba, devido o aumento da violência, roubo de canoas, rabetas e o aumento do consumo de drogas envolvendo principalmente os jovens.
Esse é um dos meios de transporte
         
   Os produtores ribeirinhos da região do Acajatuba e Baxio estão sendo as grandes vítimas dos bandidos que estão assaltando em plena luz do dia motores de popa e rabetas dos agricultores.
            Já confirmaram presença o Comandante do 8º Batalhão, Major Pedro França, delegado Elcir Barroso e representantes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.

quinta-feira, 28 de março de 2013

1ª Festa do Tucumã movimenta Iranduba



            Confirmado para as 9h do próximo dia 30 de março no ramal do Janauary, comunidade Grande Família no município de Iranduba/AM a 1ª Festa do Tucumã. Segundo os coordenadores do evento grandes atrações foram contratadas para animar a festa.
            Os organizadores do evento prometem muita animação aos convidados que forem participar da Festa.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Crianças da rede pública abandonam escola por falta de merenda em Iranduba



Os alunos estão saindo pelo menos uma hora antes por falta de merenda nas escolas de Iranduba
Vereador Paulo Bandeira vai ao MPF denunciar falta de merenda

            Mostrando-se bastante revoltado o vereador Paulo Bandeira (PSD) denunciou da Tribuna da Câmara Municipal de Iranduba/AM (distante a 25 Km de Manaus) a falta de merenda nas escolas da rede pública do municipal. “Já estamos no final do mês de março e os alunos continuam sem merenda. Isso, é muito complicado para a pessoa prestar atenção na aula sentindo fome” ressalta o edil.

            Em algumas escolas, principalmente da zona rural pais, alunos e professores estão revoltados. Desde o início das aulas, as salas de aulas ficam vazias antes do fim do turno porque não há merenda para as crianças.

Na opinião do vereador Paulo Bandeira o prefeito Xinaik esta prevaricando e contribuindo para aumentar a estatística da evasão escolar no município de Iranduba. Ele prometeu denunciar o fato ao Ministério Público Federal (MPF)

Senado aprova PL da deputada Rebecca que obriga o SUS a fazer retirada e reconstrução da mama em cirurgia única




A presidente Dilma Rousseff receberá nos próximos dias o projeto de lei, de autoria da deputada federal licenciada e atual secretária de Governo do Amazonas, Rebecca Garcia (PP/AM), que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer cirurgia plástica reparadora imediatamente após a retirada da mama, em casos de câncer. A proposta foi aprovada, ontem (26), à noite, no plenário do Senado Federal e agora segue para sanção presidencial.
 
Dep. Rebecca Garcia
Segundo informações da Agência Senado, a relatora da matéria, senadora Ana Amélia, destacou dois aspectos do projeto: a determinação da “imediata” reconstrução da mama e a preocupação em garantir que, na ausência de condições favoráveis para a cirurgia única, o ato seja realizado assim que estas forem alcançadas.

Ana Amélia afirmou ainda que atualmente as cirurgias são adiadas “indefinidamente” em muitas unidades do sistema público habilitadas para o procedimento. Para ela, a proposta aperfeiçoa a legislação, ao concretizar um direito já previsto em lei, para que as mulheres possam contar com a reconstrução da mama em casos de mutilação devido ao câncer.

A deputada Rebecca Garcia disse que essa é uma grande vitória para todas as brasileiras. De acordo com ela, foram mais de cinco anos de luta para garantir essa aprovação. “Estou extremamente feliz, porque é um projeto que beneficia milhares de mulheres que sofrem com o câncer de mama. O SUS não é obrigado a colocar prótese de silicone e a espera por essa cirurgia demora anos, o que causa outras doenças como a depressão em muitas mulheres. Além disso, existem estatísticas que mostram que muitos casamentos são desfeitos quando a mulher retira a mama. Tenho certeza que a presidente Dilma (Rousseff) vai sancionar o quanto antes essa proposta porque, representa um grande avanço nas políticas públicas para as mulheres”, comentou.

Sobre o PL

O projeto de lei foi apresentado em 2008 e altera a Lei nº 9.797, de 6 de maio de 1999, que “dispõe sobre a obrigatoriedade de cirurgia plástica reparadora da mama pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer”.
Em julho de 2012, a proposta foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara dos Deputados e seguiu para análise das comissões técnicas do Senado. Semana passada, recebeu a aprovação da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, com requerimento de urgência para análise no plenário. Por não ter sido alterado em relação ao texto aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto segue para sanção presidencial.
O câncer de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil. De acordo com dados dos últimos levantamentos do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mais de 50 mil brasileiras desenvolveram a doença em 2012.