Conheça IRANDUBA

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Internet banda larga para Codajás


Codajás vai sair do isolamento cibernético a partir de 2013


                A população do município de Codajás até o final de 2013 vai poder se comunicar com o Brasil e com o Mundo. O Governo do Estado acaba de assinar um termo de expansão de internet banda larga junto a Telecomunicações Brasileiras (Telebrás) para disponibilizar 383 quilômetros de um par de fibra ótica.
                O prefeito eleito do município Abraham Lincoln sempre atento aos assuntos de interesse do município está discutindo os detalhes sobre o Termo de Ajuste vinculado ao Termo de Cooperação Técnica que prevê o uso da infraestrutura do cabo de fibra ótica do gasoduto Coari-Manaus.
                O plano de trabalho prevê a instalação da rede no prazo de 12 meses, a partir da publicação no Diário Oficial da União(DOU). Além de Codajás mais (7) sete cidades serão beneficiadas dentre os quais estão: Coari, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru, Iranduba e Manaus.

VI Semana da Informática para inclusão Social e Digital movimenta a Comunidade de Itacoatiara


A última semana deste mês será bastante movimentada no município de Itacoatiara com a realização da VI Semana de Informática que será promovida pela UEA
Universidade e Comunidade unidos

Com o Tema “Promovendo a Inclusão Social e Digital na Comunidade de Itacoatiara” será realizado no período de 28 a 30 de novembro no auditório do CETAM. A VI Semana de Informática esta sendo organizado por Mestre e Doutores e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Informática do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT).

Disse a Coordenadora do evento, Mestra em Sistemas Digitais formada pela USP, professora Andreza Bastos Mourão que a semana tem como objetivo socializar jovens universitários, pessoas com limitações de aprendizagem e locomoção, deficientes, idosos, crianças e incluí-los digitalmente.
A comunidade na semana da Informática UEA

Durante esse período – acrescenta a Mestra Andreza – serão promovidas Palestras, Mini-cursos e Oficinas que permitam integrar universidade e comunidade, trazendo assim resultados satisfatórios para ambas as partes. 
Foram convidados para participar da VI Semana de Informática da UEA, profissionais renomados da Fundação Paulo Feitosa-(FPF), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Amazonas (CREA-AM) e da Fundação Nokia.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Deputado Cabo Maciel é contra o aumento do tempo de serviço para 35 anos para Policiais e Bombeiros Militares


O Deputado Cabo Maciel tem demonstrado ser um grande defensor dos profissionais da Segurança Pública do Amazonas.

Dep. Cabo Maciel
           
         O Presidente da Comissão de Segurança Pública da ALEAM – Deputado Cabo Maciel(PR) repudia a tentativa do Comando Geral da Polícia Militar que elaborou Minuta de Projeto de Lei que tenta entre outras coisas, proceder a alteração no inciso II do art. 90 da Lei 1.154 de 09.DEZ.1975 – Estatuto da PMAM, aumentando para 35 (trinta e cinco) anos o tempo total de efetivos serviços a serem prestados pelo Policial Militar e Bombeiro Militar às respectivas Corporações.

            Sobre o tema – Cabo Maciel lembra - que é oportuno no mandado de injunção nº 990.10.037533-4/SP e Mandado de Injunção nº 721/Distrito Federal - DF, ambos, julgados pelo Colendo Supremo Tribunal Federal, onde a Suprema Corte do país pacificou o entendimento de que o Policial Militar “FAZ JUS A APOSENTADORIA ESPECIAL, POR EXERCER SUAS ATIVIDADES EM CONDIÇÕES ESPECIAIS, COM PREJUÍZO A SAÚDE, ANTE A INEXISTÊNCIA DE LEI COMPLEMENTAR (ART. 40, §4º DA CF/88), autorizando a aposentadoria especial aos 25 (vinte e cinco) anos de serviço, nos moldes da Legislação Federal.

Os policiais e bombeiros militares por exercerem atividade considerada periculosa e insalubre aos 25 (vinte e cinco) anos de efetivos serviços a Instituição, se enquadram na referida decisão do STF com efeito erga ominis  (para todos), beneficiando essa categoria da segurança pública.

         Ressalta Cabo Maciel que toda a atividade considerada periculosa e insalubre necessita de compensação orgânica em razão do desgaste físico e mental, no caso em concreto de PM/BMs pelos inúmeros serviços tirados a sol e chuva e das centenas de noites acordado, em que o Policial Militar mesmo com o sacrifício da própria vida deve defender a sociedade contra a ação de grupos criminosos, sendo o Policial Militar muitas vezes a própria vítima, com o caso do Sd PM Kássius no último dia 07 de agosto de 2012 e do Cb PM Oliveira Dias que desapareceu no município de Coari/AM, na data de 11.SET.2012, que até a data atual sequer o corpo foi encontrado para que a família proceda um enterro digno. E ainda, no Estado de São Paulo, que quase todos os dias um PM é assassinado vítima de emboscada, conforme noticiado na mídia nacional.

         Destarte, não se trata, como querem insinuar alguns de forma beócia,”de que o Presidente da Comissão de Segurança Pública defende que o PM/BM deve ganhar muito e trabalhar pouco”, mas sim de defender em todas as instâncias os direitos dos Policiais Militares e Bombeiros Militares, conquistados a duras penas após muitos sacrifícios. Só entende a realidade Policial Militar quem vivencia todas as situações na pele e todos os dias, afirma o Parlamentar Republicano.

         Tenta ainda o Comando Geral da PMAM proceder alterações na Lei 2.814/2003, esquecendo-se a Corporação que já tramita em fase de conclusão a nova Lei de Evolução da Carreira dos Praças, elaborada em consenso com as Entidades Representativas de Classes, o Comando Geral da PMAM e CBMAM e a Comissão de Segurança Pública da ALEAM, e hoje tenta descumprir o próprio consenso que chancelou. O que não será admitido, afirma o Presidente da Comissão de Segurança Pública da ALEAM.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Carreira do policial militar do Amazonas vai aumentar para 35 anos


Acredita-se que a alteração do Estatuto da PMAM receba parecer mais rápido do que a Lei de Carreira

Os militares estão surpresos com a ampliação do tempo de serviço ativo
                Obtivemos informações de uma fonte que o Comando da Polícia Militar do Amazonas apresentará uma “Minuta de Lei”, que altera o inciso II do Art. 90 da Lei 1.154 de 09 de dezembro 1975 do Estatuto da PMAM, elevando para 35 (trinta e cinco) anos o tempo de serviço a ser cumprido pelos Militares Estaduais. Tivemos conhecimento também que nenhuma das entidades de classe dos profissionais da segurança pública foi ouvida a respeito da mudança.
                A alteração já esta causando indignação dos praças e da maioria dos Oficiais que trabalham de sol a sol diuturnamente, num sacrifício sobrecomum.
                Segundo a fonte, o Art. 2º e e 75 da Lei nº 1.154/75, passa a vigorar com a seguinte redação:  O policial-militar agregado de conformidade com as alíneas “a”, “b”, e “c” do parágrafo primeiro continua a ser considerado, para todos os efeitos em serviço ativo, exceto quando incidir no inciso III do Art. 90 desta Lei, quando será transferido para a reserva remunerada.
                Outra alteração acontece no Art. 9º “A” da Lei 1.116/1974, que trata da promoção, que institui a “promoção compulsória” após os 30 (trinta) anos de ativos serviços. A Minuta foi encaminhada ao Palácio do Governo e Casa Civil do Estado.

domingo, 11 de novembro de 2012

Agora é Lei ! Militares do Amazonas iniciam 2013 recebendo 11,80%


A segurança pública do Amazonas tem avançado bastante depois que elegeram um representante para lutar por seus interesses.

Os PMs do Amazonas estão obtendo grandes conquistas

Os Policiais e Bombeiros Militares do Amazonas vão ter direito a partir de 1º de janeiro de 2013 a um aumento de 11,80% em seus salários. Graças a atuação do Deputado Cabo Maciel(PR), que representante da tropa foi em busca da melhoria salarial. Para os policiais mais antigos foi realmente uma vitória, uma vez que nos últimos quatro anos do ex-governador Eduardo Braga receberam apenas as perdas da inflação de 5% pagas em duas parcelas.
Enquanto isso, as demais categorias dos servidores público do Amazonas continuam sem receber um aumento digno, principalmente o pessoal da saúde e da educação.
Quando chegar abril, os militares voltarão a receber o reajuste da inflação correspondente ao ano anterior. Ou seja, contando com o apoio político de um parlamentar que os militares elegeram na última eleição passaram a receber pelo menos (2) dois aumentos por ano.

Carreira do policial militar será de 35 anos


O assunto tem tomado conta da conversa entre os novos policiais militares

Novas turmas de PMs
                Obtivemos informações de uma fonte que o Comando da Polícia Militar do Amazonas apresentará proposta aumentando para 35 anos de tempo de serviço para os policiais e bombeiros militares do Amazonas. A alteração tem por objetivo deixar expresso na Constituição o tempo de serviço necessário para a promoção a posto graduação imediatamente a que tem direito.
                Segundo a fonte, a proposta deverá ser apresentada em breve pelo comando da PMAM, onde os homens deverão permanecer dentro da instituição até 35 anos de serviço necessários para ter direito à promoção. 
                 A legitimidade da proposta está sendo pautada para ser encaminhada ao governo com base nos moldes da Constituição Federal.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cabo Maciel incentiva criação do Projeto “Bombeiro Mirim” em Manaus



O parlamentar republicano quer incentivar a participação das crianças no Corpo de Bombeiros
Deputado Cabo Maciel no Plenário da ALEAM

“No passado as famílias perdiam os filhos para as Forças Armadas, hoje, estão perdendo para o tráfico de drogas”. Diante dessa realidade, o Deputado Cabo Maciel (PR) encaminhará projeto legislativo criando “Bombeiro Mirim”, que será promovido pelo Corpo de Bombeiros de Manaus, que contará com a participação de crianças de oito a 15 anos com o intuito de desenvolver ações voltadas ao indivíduo, proporcionando a responsabilidade social aos participantes.
Garotada vai cumprir missão

Em sua justificativa Cabo Maciel disse que as crianças devem ser previamente selecionadas pela Secretaria Estadual e Municipal de Ação Social, sobretudo aqueles alunos que frequentam a escola regularmente.
Disse Maciel que o objetivo de seu projeto é, além das atividades educativas e recreativas serão ministradas aulas práticas onde as crianças poderão cumprir missão, aprender a salvar as pessoas, fazer curativo, dentre outras coisas que fazem parte do ensinamento a ser aplicado.
Noção de atendimento em pessoas

“O objetivo é dar a essas crianças um futuro melhor, impedir que elas crianças possam entrar no caminho errado como o das drogas, por exemplo. Por isso, ele defende que o programa possa mostrar que existe uma possibilidade, dessas crianças se preocuparem com as pessoas”, concluiu Cabo Maciel

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Vigilância alimentar beneficia 15 cidades do AM


Os gestores terão grande responsabilidade pelo uso dos recursos público.

Quinze municípios do Amazonas vão receber recursos federais para investimentos em ações de estruturação da Vigilância Alimentar e Nutricional. A verba será repassada a 969 municípios de 26 estados brasileiros. Serão investidos R$ 11 milhões na aquisição de equipamentos antropométricos que são utilizados no acompanhamento do estado de saúde dos usuários de Unidades Básicas de Saúde (UBS). O investimento está previsto na portaria 2.392, publicada no Diário Oficial da União.
Esperamos que esse dinheiro chegue na ponta

No Amazonas, as cidades de Benjamin Constant (R$ 3.000,00), Boca do Acre (R$ 9.000,00), Borba (R$ 24.000,00), Carauari (R$ 9.000,00), Eirunepé (R$ 12.000,00), Humaitá (R$ 21.000,00), Iranduba (R$ 21.000,00), Manacapuru (R$ 21.000,00), Manicoré (R$ 9.000,00), Maués (R$ 18.000,00), Nova Olinda do Norte (R$ 12.000,00), Rio Preto da Eva (R$ 12.000,00), São Gabriel da Cachoeira (R$ 6.000,00), Tabatinga (R$ 15.000,00) e Tefé (R$ 6.000,00).
De acordo com o Ministério, os equipamentos a serem adquiridos vão ser definidos de acordo com a necessidade específica de cada UBS. Os recursos são para aquisição de balanças convencionais, pediátricas, portáteis e instrumentos para aferição de medidas corporais. O incentivo também pode ser destinado para a compra de balanças, com capacidade de até 200 quilos, que são adequadas às pessoas obesas.

Bandidos agem livremente nas ruas do Distrito Industrial


Os bandidos agem a toda hora na rua Javari e a Polícia passa por longe. Isso tem causado muita indignação aos trabalhadores.

Os veículos estacionados sem qualquer proteção 

            Os trabalhadores empresários que prestam serviço nas empresas instaladas na rua Javari, mais precisamente da L G Electronic da Amazônia estão sendo vítimas diariamente de quadrilha que atua na área assaltando e roubando veículos que ficam estacionados ao longo daquela artéria. O grau de satisfação com o Ronda no Bairro no Distrito Industrial é totalmente inverso ao aos 90% divulgado na mídia pela Secretaria de Segurança Pública(SSP). Eles não indignados com a ausência da Polícia e ficam sem saber a quem recorrer para pedir ajuda.
            Reclamação idêntica é feita pelos moradores do Conjunto Nova República, que deram inclusive nota “zero” para quem dirige o programa Ronda no Bairro, cujo investimento feito pelo governador Omar Aziz tem sido bastante elevado, porém com resultado pífio.
O sistema de iluminação pública é precária durante a noite

            Na avaliação dos trabalhadores, os policiais estão apenas desfilando pelas principais ruas do DI nos confortáveis veículos com ar-condicionado. Na hora que o bandido é surpreendido e entra na mata do Distrito Industrial os policiais param a perseguição.
            Enquanto isso, os trabalhadores do Distrito Industrial continuam tendo seus veículos arrombados diuturnamente, uma vez que a maioria das pessoas que tem veículo trabalha no terceiro turno das fábricas instaladas no Parque Industrial de Manaus.